BARCLAYS PREMIER LEAGUE - DISCUSSÃO ATÉ AO FIM MARCO SILVA: "QUERO SER CAMPEÃO EM PORTUGAL" EMIRATES STADIUM - PARAÍSO DE ASHBURTON GROVE ROAD AC MILAN APRESENTA CAMISOLA DE SILVIO BERLUSCONI

Rui Canedo: "O FC Porto investe muito na imagem do clube"

Nascido em 1991, em Londres, Rui Canedo é um Designer Gráfico português formado na prestigiada ESAD - Escola Superior de Artes e Design. A viver no Porto, mais propriamente em Gaia, Rui considera-se alguém que faz o que gosta, sendo que os seus principais focos de interesse são o editorial, tipografia e branding. Depois de ter sido responsável pela comunicação do Museu do FC Porto, no início da presente época desportiva, foi convidado a colocar toda a sua experiência e imaginação ao serviço do desporto, fazendo um painel para ser pintado no Estádio do Dragão. O resultado está à vista das centenas de milhares de adeptos que todos os anos passam pelo reduto dos dragões.

Penálti - Ficou surpreendido pelo FC Porto o ter convidado a elaborar um dos vários painéis que iriam ser colocados à volta do Estádio do Dragão?
Rui Canedo - É sempre uma boa surpresa. Um clube como o FC Porto tem vastos recursos, então recorrer a meia dúzia de designers para fazer painéis à volta do Estádio é sempre uma coisa muito fixe até a nível de portfólio, de cliente... É muito bom.

Penálti - Este foi o primeiro trabalho de âmbito desportivo que o Rui desenvolveu?
Rui Canedo - Não. Eu trabalhava numa agência, A Transformadora, e nessa agência eu era responsável pela comunicação do Museu do Porto, ou seja, programação, flyers, acompanhantes de visita, tudo o que envolvesse comunicação do Museu era eu que o fazia.

Penálti - Que aspetos do FC Porto procurou para se inspirar?
Rui Canedo - Foi mais, talvez, os adeptos. A garra, a paixão com que vivem o Porto, que é uma coisa que só sente quando se vai ao estádio, é ver os adeptos a cantar, vê-los a sentir a camisola ao peito. Foi por isso que decidi usar a camisola branca, que é uma camisola sem absolutamente nada, ou seja, era a imagem do adepto e as cores pintariam depois o que o adepto quisesse, a paixão, a força, a garra de dragão... Tudo!

Penálti - O amarelo no texto do painel, por alguma razão específica?
Rui Canedo - O amarelo porque está presente no logo do FC Porto. Já esteve muitas vezes em equipamentos secundários do FC Porto, também. Procurei usar cores envolvidas com o clube claro, e o amarelo também acentava bem porque me lembrei do equipamento secundário.

Penálti - Foi difícil trabalhar em algo que será visto e lembrado por muitos anos?
Rui Canedo - A ideia era mesmo essa, era uma coisa que pudesse durar, creio eu, cerca de um ou dois anos, ou seja, tinha que criar uma coisa intemporal, apesar de estar a usar uma camisola desta época, acho que é intemporal pelos grafismos utilizados, pelo clube que é e pela mensagem que transmite.

Penálti - O feedback, por parte dos adeptos, foi positivo?
Rui Canedo - Por acaso não sei, e gostava de saber (risos)! Mas de blogues que têm partilhado o trabalho têm gostado e elogiado o FC Porto pela escolha.

Penálti - Já foi contactado por outros clubes para fazer algo idêntico?
Rui Canedo - Não, nenhum. Mas gostava porque eu não estava dentro desta área desportiva e estes trabalhos com FC Porto deram-me outra vontade a querer fazer algo mais desportivo, não falo só de futebol mas até mesmo basquetebol, que há coisas que dá para uma pessoa fazer a nível desportivo que noutras áreas não há essa mesma liberdade.

Penálti - Acha que os clubes portugueses valorizam tanto a imagem gráfica como as principais equipas inglesas?
Rui Canedo - Cada vez mais. O FC Porto é um grande exemplo disso que rodeia do melhor que há. Falo por exemplo de um colega desginer, Ricardo Chemega, que durante anos fez anúncios para o FC Porto e estão com uma criatividade muito boa, e até mesmo a qualidade dos items impressos que o FC Porto, em si, dá ao público. Eles investem mesmo nisso e acreditam que uma boa imagem transmite também uma boa imagem do clube.

Penálti - Gosta dos equipamentos desta época do FC Porto?
Rui Canedo - Gosto, talvez porque tive os 3 equipamentos à frente dos olhos tanto tempo para fazer o painel (risos), mas também pela simplicidade. Os da Warrior eram porreiros mas estes são simples, parece que são uma metáfora para o FC Porto criar uma nova história, ou seja, uma página nova, novas conquistas.

Penálti - O castanho no 2º equipamento do FC Porto acha uma cor original?
Rui Canedo - Eu acho original, porque não? As pessoas não gostam do diferente mas às vezes tem que ser. Se repararem bem toda a gente sabe que o equipamento castanho é do FC Porto, toda a gente agora sabe quem é o FC Porto, por causa disso.

Penálti - Se fosse convidado para desenhar o novo equipamento de Portugal, que aspetos destacava?
Rui Canedo - Se calhar vou responder com um equipamento que já foi feito para a Seleção, ou seja, com as cores azul e branco que são as verdadeiras cores do país, ou seja, eu faria algo à volta desse género.

Penálti - Atualmente está a trabalhar por conta própria. Foi uma decisão sua ou está nessa situação por outros motivos?
Rui Canedo - De momento ando à procura como é normal mas entretanto não posso estar parado, ou seja, faço trabalhos pessoais, se entrar um trabalho de um cliente faço em simultâneo e é assim até arranjar outro local. Espero que este painel me possa abrir portas (risos).

Penálti - Como vê a atual situação do FC Porto? Acredita que irá ser campeão esta época?
Rui Canedo - Neste momento, ou eles atinam...(risos)! Por acaso esta situação do FC Porto faz-me lembrar a situação do Chelsea só que não tão mau, os jogadores não lutavam pelo clube e é uma coisa que não pode ser, havia treinadores que na sua altura se houvesse algum jogador que fizesse tal coisa, falo de treinadores como o Alex Ferguson que era capaz de mandar um jogador embora, quem quer que fosse, aqui eles deixaram de lutar pelo clube porque não acreditavam no treinador, tudo bem, até certo ponto, mas agora o treinador foi embora acho que não há desculpas.

Penálti - Qual é o Penálti que ainda hoje guarda na memória?
Rui Canedo - Penálti do Drogba na final da Liga dos Campeões contra o Bayern. Porque sou adepto do Chelsea (risos)! Fomos campeões europeus, foi a primeira vez que vi o meu clube a ser campeão europeu por isso foi bom e nunca mais me esqueci desse penálti.

PUBLICIDADE

Faça o seu comentário

 
PENÁLTI ©Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - developed by Premier Invicto